MEDINDO MASSA

Unidade temática: grandezas e medidas

Objetos de conhecimento: Medida de capacidade e de massa: unidades de medida não
convencionais e convencionais (litro, mililitro, cm3, grama e quilograma)

Habilidade: EF02MA17 – Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando
estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).

Objetivos:

I. Provocar a percepção do conceito de massa e suas unidades de medidas;
II. Utilizar instrumento de medidas, estimar resultados, fazer medições e registrar
medidas;
III. Desenvolver capacidade individual e coletivamente em brincadeiras e jogos;
IV. Adquirir noções sobre os registros de medidas;
V. Identificar o mais pesado e o mais leve.

Conteúdo: Medidas de massa.

Público Alvo: 3° ano do Ensino Fundamental.

Materiais: Garrafa pet, tampinha de garrafa, caixa, pilha, cabide, arame, prato de papelão, copos descartáveis, barbante.

Desenvolvimento: Dividir a turma em três ou quatro grupos e distribuir os materiais
necessários para a criação da balança. Para comparar medidas de massa nessas balanças
utilizaremos materiais de diversos tamanhos e formas.
1. O professor pedira aos alunos que cada um observe objetos a frente da sala (garrafa
pet com tamanho diferentes, pilha, caixa, tampinha) e o professor perguntará: qual é o mais
pesado?
2. Após a indagação dos alunos, o professor permitirá que os alunos toquem e sintam
o peso do material;
3. Em seguida realizará as seguintes atividades: Descobrir os objetos mais leves e
mais pesados; Coloca-los em ordem, isto é, do mais leve para o mais pesado; Confeccionar
uma balança para conferir a medida de massa; Levantar hipóteses como: Quantas tampinhas
de garrafas são necessárias para medir o mesmo peso que a pilha?

Avaliação: O professor pegará a balança e uma vasilha transparente cheia de vários tipos de tampinhas; Em seguida colocará uma pilha pequena em um dos braços da balança e irá perguntar a cada grupo quantas tampinhas será preciso para que o peso se torne igual. Será vencedor o grupo que acertar o número de tampinhas. Em seguida fará uma discursão sobre os tamanhos dos materiais utilizados, chegando a conclusão de que o peso do objeto nem sempre é pelo tamanho.

Deixe um comentário